quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Web 2.0 exige das empresas novos canais e formas de comunicação

O crescimento e a influência das redes sociais e blogs têm mudado a maneira como as empresas se relacionam com os seus stakeholders. A comunicação passou a ser horizontal, one to one e humanizada. Mais do que consumir produtos, marcas e informações, as pessoas querem dialogar com as organizações e estão buscando canais para fazer isso.

Este movimento da sociedade nas relações interpessoais e de consumo tem impactado na imagem e reputação das empresas, que agora precisam, mais do que nunca, estar preparadas para uma nova ordem de relacionamentos – mais clara e verdadeira.

Este tema foi destaque, nesta quarta-feira, em um suplemento especial do jornal Valor Econômico, intitulado Uma única face, que traz uma fotografia do mercado de comunicação empresarial no Brasil. Recomendo, sobretudo, a leitura da reportagem Clientela 2.0 pede interatividade, que destaca que as organizações estão aprendendo a lidar com as plataformas digitais num cenário em que funcionários e clientes são também formadores de opinião.