terça-feira, 23 de setembro de 2008

Qual é o universo de blogs no mundo?

O mais recente levantamento do Technorati aponta que já são 133 milhões de blogs no mundo. É o que revela o estudo State of the Blogosphere. Claro, aqui estamos tratando apenas dos blogs indexados e não de toda a Blogosfera. Há muitos blogueiros – influenciadores, inclusive – que não estão preocupados com a contabilidade do Technorati e que fazem um tremendo sucesso entre os internautas.

O trabalho do Technorati reafirma que os blogs são um fenômeno global. São cerca de um milhão de posts publicados por dia – em 81 idiomas. Sobre o perfil destes blogueiros, objeto de estudo do Ponto de Desequilíbrio, o Technorati afirma que metade deles está no segundo blog e que 59% estão blogando há mais de dois anos.

Os blogueiros não são um grupo homogêneo. Mas a maioria é homem, com um nível educacional elevado. Três em cada quatro nos Estados Unidos, por exemplo, são universitários, 42% têm freqüentado curso de doutorado. Mais de metade tem uma renda familiar acima de $75,000.


A grande maioria, 79%, escreve a respeito de assuntos de interesse particular. Menos da metade, 46%, trata de seu mercado profissional e, uma pequena parte, 12% escreve para uma empresa. O estudo ressalta que há casos em que o blogueiro profissional atua como corporativo e pessoal.

5 comentários:

Carol Terra disse...

Um universo de mais de 133 mi de blogs não pode ser ignorado. Selecionar os mais relevantes, estabelecer conversações e diálogos sinceros com aqueles que nos interessam é que passa ser o desafio. Abs, Carol Terra (http://rpalavreando.blogspot.com)

Anônimo disse...

Concordo com a Carol e penso também que os blogs são, cada vez mais, formadores de opinião! Pois quem posta tem total liberdade para escrever o que pensa, fazer comentários, entre outros. Diferente de sites (exemplo), onde costuma colocar apenas um parecer sobre o assunto.

Anônimo disse...

Certamente, os formadores de opinião não estão apenas em algumas redações, universidades ou sosfisticados escritórios. Estão também na web, como resultado da democratização da tecnologia.

Anônimo disse...

.. e o que é melhor: os blogueiros são livres de tendências jornalísticas impostas por anunciantes, que acabam distorcendo um assunto ou mostrando apenas um lado.

Anônimo disse...

Romeu, devemos tomar cuidado com este juízo, pois muitos blogueiros estão mudando de atitude. Estão identificando oportunidades de ganhar dinheiro. São os negócios.