terça-feira, 19 de agosto de 2008

Selecionar blogs de interesse não é plano de mídia

Ao contrário do que muitos têm feito no mercado de comunicação, divulgar uma marca ou um produto na blogosfera exige do gestor de comunicação mais do que a elaboração de um plano de mídia que contemple os blogs de maior audiência. A lista dos 100 mais lidos deve servir apenas de base para um trabalho inteligente na rede. O alvo é a pessoa que está por trás de um blog XPTO, medindo a sua capacidade de influência e de trato da informação relevante que você pretende disseminar.

Este tema foi levantado de forma brilhante, ontem, por Wagner Martins, no evento da Info Exame Redes Sociais – a nova mídia é o consumidor. Segundo ele, há ótimos blogs na mídia tradicional, por exemplo, que não aparecem nas listas de mais acessados, como os do Juca Kfouri, Paulo Henrique Amorin e Marcos Mion, mas que têm enorme penetração. A chave do sucesso, na opinião de Martins, é a descentralização. Ou seja, pensar na blogosfera como algo distinto do modelo de mídia de massa com o qual estamos acostumados.

Muitos blogueiros podem não estar dispostos a abrir as suas portas para os interesses de empresas e agências. Há espaços onde você pode não ser bem-vindo. Portanto, é fundamental combinar a construção e o fomento de relacionamentos com a relevância da informação. Conseguimos realizar parte deste trabalho mapeando a rede, identificando quem são os comunicadores, os especialistas e os vendedores. Ou, na linguagem da propaganda, abelha ou alfa. Neste cenário, entendo que temos de considerar amostragens de blogs.

Blog não é um meio de massa, mas de nicho. Prefiro chamar de meio. Questiono bastante se estes diários eletrônicos são, por natureza, uma mídia. Em pouco tempo – em dois ou três anos, talvez – é possível que cada um de nós tenha um blog, assim como temos um e-mail. Em muitos casos, mais de um e-mail e, portanto, poderemos ter dois ou mais blogs. Pensar na blogosfera apenas como mídia é uma forma limitada de ler o Ciberespaço. Na blogosfera, a comunicação deve ser one-to-one e humanizada.

11 comentários:

Unknown disse...

parabéns, rodrigo, fico muito aliviada em ler um post assim e feliz demais em observar que o setor está disposto a reconhecer a importância de ter um banco de dados como a internet é. Eu acredito que a partir do momento que as agências conseguirem juntar as mãos e abrir os blogs já mapeados para internet, muita coisa boa deverá vir à tona. É uma oportunidade gigantesta ter um espaço de busca profissional, além do velho google. é preciso que o banco de dados desse novo meio seja aberto, plural e não faça parte de um foco de negócio ou estratégia de empresa. Espero do fundo do meu coração que as empresas que representam o setor de marketing digital, PR 2.0 e publicidade online tenham capacidade de juntas ter um site aberto para enfim mostrar o banco de dados das mídias sociais para quem quiser ver, observar, analisar e pesquisar de acordo com os critérios das agências que buscam audiência, qualidade, nicho, entre outros fatores importantes para o relacionamento da nova era. bjkas e sucesso!

Anônimo disse...

Ceila, querida. Obrigado pelo post. A minha forma de ler a blogosfera foi bastante inspirada em autores como vc.

Entendo que não podemos levar experiências para o ambiente da Web colaborativa sem, ao menos, questionarmos.

PósCom UMESP disse...

Oi, Rodrigo. Quero cumprimentá-lo pelo blog, caracterizado por informações relevantes e atuais. Como não sou especialista na comunicação dedicada à Web 2.0 e reconheça-a como fundamental nestes novos tempos, estarei sempre por aqui aprendendo com você. Parabéns, um grande abraço e vamos em frente. Wilson da Costa Bueno

Rodrigo Padron disse...

Minha nossa. Quanta honra. O Dr. Wilson da Costa Bueno passeando pelo Ponto de Desequilíbrio? Obrigado professor. Passe por aqui sempre que quiser. Abs

Carol Terra disse...

Olá, Rodrigo, td bem? A apresentação do Wagner Martins foi das que mais me chamou a atenção no Seminário Info. Concordo com vc que os blogs sejam meios de comunicação, mas ainda há um grande aprendizado por parte das agências e empresas sobre como lidar com todo esse novo cenário. Vou indicá-lo em meu blog (http://rpalavreando.blogspot.com). Vamos trocando figurinhas. Abraços, Carol Terra

Rodrigo Padron disse...

Depois do Dr. Wilson, agora tenho a honra da visita de Carolina Frazon Terra, pesquisadora sobre blogs corporativos.

Carol, estamos aplicando uma pesquisa, justamente, para saber quais são as premissas de relacionamento entre empresas e blogueiros não-jornalistas. A idéia é explorar este ponto, que ainda está bastante nebuloso. Abs,

Anônimo disse...

Oi Rodrigo,
Obrigado pela menção, principalmente pelo "de forma brilhante". :-P

Você captou muito bem a essência do que eu tentei dizer lá. Vamos continuar o debate e levantar mais idéias nesse sentido.

Anônimo disse...

Wagner, não tente ser humilde. A platéia se derreteu com o seu discurso provocador e inteligente. Valeu pelas idéias e pela visita no Ponto de Desequilíbrio. Abs

Anônimo disse...

Boa tarde Rodrigo,

parabéns pelo seu blog. Dá gosto de ler um bom profissional e suas opiniões sinceras sobre o mercado.

Ocappuccino.com disse...

Caro Rodrigo. Seu blog é excelente. Ótimas leituras. Vou virar leitor constante.

Recomendo uma visita no Ocappuccino. Vou postar o teu link.

Também peço permissão para usar o material postado no teu blog.

Cordialmente,
Ocappuccino

Anônimo disse...

Rodrigo, cheguei em seu blog por indicação da Carolina Terra, no RPalavreando. Parabéns pelo trabalho, em especial os textos sobre o relacionamento com blogueiros. Linkei o Ponto de Desequílibrio em meu recém criado blog, RPBr. Um abraço, sucesso. Lidiane Faria